28
Jan 08
Beba bastante líquidos, mesmo sem sede. Prefira sempre a água ou os sumos naturais aos refrigerantes, nomeadamente se tiverem gás.
publicado por alimenta-te às 09:19

26
Jan 08

1- Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos;

2- Tomar sempre o pequeno almoço;

3- Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda dos alimentos, nas proporções por ela sugeridas;

4- Variar o mais possível de alimentos;

 

5- Não passar mais de três horas e meia sem comer;

6- Evitar alimentos com muito sal;

 

7- Evitar alimentos açucarados (bolos, rebuçados, refrigerantes, etc.);

8- Evitar os fritos ou ementas com muita gordura;

9- Consumir diariamente leite ou derivados;

 

10- Comer pelo menos três peças de fruta por dia;

 

11- Consumir produtos hortícolas no prato ou em saladas com abundância;

12- Comer leguminosas ( feijão, grão) pelo menos duas vezes por semana;

13- Consumir diariamente sopa;

14- Preferir pão escuro ( mistura de centeio e trigo) do tipo saloio ao pão mais branco (trigo);

15- Comer peixe pelo menos quatro vezes por semana;

16- Evitar consumir bebidas alcoólicas antes da idade adulta;

17- Beber líquidos em abundância (água simples, limonada ou refrescos sem açúcar e infusões de ervas);

18- Comer com calma, mastigando correctamente os alimentos.

publicado por alimenta-te às 17:20

21
Jan 08

A função das frutas:


Abacate - além de não conter colesterol como alguns leigos afirmam, pois todo alimento de origem vegetal é isento de colesterol, ele tem o poder de abaixar os níveis sangüíneos do LDL o colesterol ruim. Sua gordura é nutricional, indicado para ser consumido, quantidades moderadas, por crianças e adultos que desejam melhorar a memória. Evitar seu consumo com adição de açúcar.

Abacaxi - fonte de energia, dilui as toxinas e ajuda digestão das carnes. Moderação, o tipo pérola contém muito açúcar.

Acerola - muito rica em vitamina C e outros micronutrientes, ajuda no combate da anemia, gripes e resfriados.

Água de coco verde - remineralizante em potencial, excelente repositor energético. Auxiliar no tratamento dos rins, anemia e estômago.

Banana - ótima para tratar a hipertensão e repor o potássio perdido e necessário ao organismo. Auxiliar em tratamentos do estômago.

Caqui - Rico em vitamina A, auxilia na longevidade. Moderação, contém muito açúcar.
Fruta do conde ou pinha - rica em elementos antioxidantes, altamente energética. Moderação, contém muito açúcar.

Figo - importante para a manutenção dos fluídos corporais, trata a hipertensão.

Maçã - Seu aroma acalma e relaxa. Reduz as chances do colesterol depositar-se nos vasos sangüíneos.

Mamão - Rico em vitamina A, combate a artrite e sua enzima facilita a digestão. O tipo Formosa é o que contém menos açúcar.

Melão - é um soro biológico que trata os rins e ajuda na desintoxicação alimentar, fortifica os ossos e os dentes. Por ser um alimento de difícil digestão, ideal se ingerido só, num intervalo entre refeições.

Melancia - Rico em licopeno recomendável na prevenção de alguns tipos de câncer. Auxiliar na eliminação do ácido úrico e outras toxinas. Por ser um alimento de difícil digestão, ideal se ingerido só, num intervalo entre refeições.

Morango - Rico em licopeno. Excelente para evitar e tratar a gota e o estômago.

Nêspera, ameixas amarelas e nectarinas - Aumenta a resistência física e combate a fadiga.

Pêra - combate a hipertensão, tira o cansaço mental e alcaliniza estômago.

 

 

 

publicado por alimenta-te às 09:53

publicado por alimenta-te às 09:47

 

à Beber muita água (cerca de 2 litros), começando em jejum e ao longo de todo o dia, de preferência no intervalo das refeições:

 

à Nunca “encher” demasiado o estômago, optando por pequenas refeições, várias vezes ao dia;

 

à Eliminar o açúcar que é adicionado ás bebidas, e evitar o consumo de sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas;

 

à Reduzir para metade as quantidades habituais de batata, arroz, massa e leguminosas;

 

à Reforçar sempre as refeições principais com quantidades generosas de salada crua ou legumes cozidos;

 

à Guardar o pão e a fruta para comer nos intervalos das refeições principais;

 

à Cozinhar de forma simples, à base de cozidos, grelhados ou estufados sem gordura;

 

à Ingerir diariamente um produto lácteo magro (leite/iogurte/queijo);

 

àPreferir o azeite a qualquer tipo de gordura;

 

à Comer mais peixe do que carne e reduzir a quantidade habitual destes alimentos, podendo substitui-los, 1 a 2 vezes por semana, por ovos confeccionados sem gordura.

 

 

publicado por alimenta-te às 09:44

Porque devemos tomar o pequeno-almoço?

 

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia.

Entre a ultima refeição e o acordar passam-se várias horas sem comer e o nosso organismo necessita de nutrientes e energia, que só se obtêm com um pequeno-almoço equilibrado.

publicado por alimenta-te às 09:35

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